Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro

O dia 23 de abril foi proclamado em 1995, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. 
A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
A Biblioteca Escolar promove a iniciativa "T(R)OCA A LER!", já anunciada na mensagem anterior e, com o grupo de Espanhol, a visualização do vídeo sobre o produto revolucionário:


sexta-feira, 10 de abril de 2015

segunda-feira, 23 de março de 2015

Leituras

Os alunos da Educação Especial brindam-nos com a apresentação da história:

A ovelhinha também foi explorada nas UAEEAM do 1º ciclo e do 2º e 3º ciclos, resultando belos trabalhos:
A Ovelhinha preta na UAEEAM - 1º ciclo







sábado, 21 de março de 2015

Durante a Semana da Leitura

Partilhas de Leitura entre turmas:








Durante a Semana da Leitura

Momentos de Leitura na Biblioteca Escolar:

 Momentos de Leitura na sala de alunos:



Momentos de Leitura na sala de professores:

 

E Momentos de Leitura no refeitório:





quarta-feira, 18 de março de 2015

Durante a Semana da Leitura

Partilha de Leituras em Comunidade:

Hoje a Comunidade Escolar reuniu-se na Biblioteca para celebrar a festa da leitura! Alunos, famílias, assistentes operacionais e professores partilharam as suas leituras favoritas, as práticas de leitura em família e a importância da leitura nas suas vidas. Foram partilhadas experiências que nos enriqueceram a todos.
E sim, houve baile na Biblioteca
Saiba mais no nosso Jornal digital

sexta-feira, 13 de março de 2015

quinta-feira, 12 de março de 2015

Semana da Leitura (16 a 20 de março)

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL) desafiam as escolas a celebrar a leitura e os livros com crianças, jovens, adultos e com a comunidade.
O tema proposto para a celebração da Semana da Leitura é «Palavras do Mundo» convidando à "re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra." (in PNL)
O Agrupamento de Escolas de Gondomar aceitou esse desafio, propondo-se envolver toda a comunidade com o seguinte programa:

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial:
- 23 de abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov;
- 23 de abril de 1616, faleceu Miguel de Cervantes;
- 23 de abril - dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
Com a celebração desta data pretende-se assinalar a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico, bem como chamar a atenção para o respeito pelos direitos de autor. 
Citando a Diretora Geral da UNESCO, na sua mensagem, este é o dia para celebrar os livros como a personificação da criatividade humana e do desejo de partilhar ideias e conhecimento, para inspirar a compreensão, a tolerância e a construção de um mundo melhor. 

E para ti, o que significam os livros? Poderias viver num mundo sem livros?
Deixa o teu comentário! 

sexta-feira, 21 de março de 2014

O Baile na Biblioteca



No dia Mundial da Poesia, é o grupo do 7ºD que vai fazer o baile na Biblioteca e vai levá-lo a outros sítios da Escola, bem como à Biblioteca Municipal.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Autor na Escola

À conversa com João Pedro Mésseder, pseudónimo de José António Gomes...
Partilhou com alunos e professores o que é ser escritor: uma profissão que requer inspiração; atenção ao mundo que nos rodeia; mas também muito trabalho e dedicação. Respondeu a todas as questões que os alunos colocaram (e foram muitos). No final autografou os livros comprados na feira.





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O amor também se lê...


O amor está na literatura, assim como está nos corações! E ainda nos postais, escritos nas aulas de francês.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SEMANA DA INCLUSÃO - DIREITOS PARA TODOS

Para celebrar Dia internacional da pessoa com deficiência - 3 de dezembro  
           . Apresentação e atividades relacionadas com o livro “Elmer” na Biblioteca Escolar, para o 2º ciclo; 
      . Exploração do conto “Uma Estrela no Fundo do Mar” – 3º ciclo; 
. Apresentação/demonstração de aparelhos ergómetros pelo Clube Naval Infante D. Henrique, na parte exterior do bar dos alunos. 
·                                                                         ELMER

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
É reconhecida a importância e utilidade dos livros como meio de transmissão de cultura e informação e elementos fundamentais no processo educativo.
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. 
A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - o dia 23 de abril é recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare e foi também a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes. 
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Leituras

O Tigre na Rua é uma antologia de poetas universais com as ilustrações de Serge Bloch.

sábado, 19 de maio de 2012

Li, Gostei e Recomendo!

O Diário de um Lobisomem Banana 3

   Tim Collins volta com o terceiro volume da comédia “O Diário de um Vampiro Banana”. Neste volume, em vez do vampiro Nigel, a personagem principal é Luke.
    Luke é um rapaz ruivo, com 15 anos. É  delegado de turma e a escola é tudo para ele, pelo menos até ao momento em que é transformado em lobisomem, e começa a ter transformações esquisitíssimas.
    É descoberto por Ryan o “mentor” lobisomem daquela zona. Ryan leva-o para a Casa Lunar (sítio onde os lobisomens de encontram durante as luas cheias) e treina-o juntamente com os outros lobisomens para a Batalha contra os vampiros, antiquíssimos inimigos dos lobisomens.
   Entre esses, Chloe com quem faz amizade e, entretanto fica a descobrir que ela mesma é namorada de um vampiro (o tal Nigel). Na sua mente uma coisa dessas era inaceitável, como poderia sequer ela como lobisomem que era, poder sequer olhar para uma criatura repugnante como um vampiro!
   Apesar de tudo, Luke começa a habituar-se à ideia dos vampiros não serem assim tão maus como Ryan os pintava. Contudo a guerra aproxima-se e Luke, juntamente com Chole e Nigel, formam um grupo“.

                                                           Sofia Rosas, 6ºF

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Li, gostei e recomendo!

Este livro de poesia fala sobre … Bichos! E as mais fantásticas coisas que eles conseguem fazer!
A “A Galinha Mimosa”, “O Leão Republicano” e o “O Tubarão Sorridente” são dos poemas que eu mais gostei.
Espero que gostes tanto quanto eu deste livro e, para que isso aconteça só tens que o ler!
Esta belíssima obra de Maria Teresa Maia Gonzalez é recomendada pelo PNL (Plano Nacional de Leitura)!
                                                                      
                                                Sofia Rosas, 6ºF, nº27

A autora:


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novidade: Portal CATA LIVROS


Eis uma boa oportunidade para enriquecer as tuas férias da Páscoa:
O portal CATA LIVROS é construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, com títulos como “salão salamaleque”, “janela de papel” ou “cozinhório e laboratinha”.
O mocho, ícone carismático da CASA DA LEITURA, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura.
CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA.
Aventura-te nesta "casa" onde a sabedoria, a descoberta e a diversão se encontram de mãos dadas! http://www.catalivros.org/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011