segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Li, Gostei e Recomendo
Este livro foi escrito pelo escritor David Almond. Este livro descreve uma história fabulosa, que recomendo a pessoas que gostem de aventuras e de seres extraordinários. O livro conta a história de um menino chamado Michael que mudou de casa, pois teve uma irmã. Foi morar para uma aldeia onde vivia uma menina chamada Mina, ela era especial pois sabia tudo sobre a natureza e não ia à escola.
Um dia, na garagem velha que Michael tinha no jardim encontrou um ser maravilhoso que vivia lá, comia moscas e outros insectos mortos. Ele não era animal, nem pessoa… dizia que estava a espera da morte. Era pálido e fraco, tinha uma voz fraca e fininha.
Michael perguntou-lhe quem era ele.
E aquela criatura respondeu…
Mafalda Passos
5ºD
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de Janeiro
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 27 de Janeiro como Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto.
Neste dia, mas em 1945, eram libertados os presos do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto serve como um forte aviso sobre o que pode acontecer quando o preconceito, o ódio e o racismo tem espaço e são usados deliberadamente como ferramenta política.
Um enfoque permanente sobre o Holocausto ajuda a manter o alerta para os perigos apresentados pelas formas contemporâneas de anti-semitismo, calúnia e discriminação sobre grupos raciais, étnicos e sociais.
É nosso dever assumir o compromisso de promover o diálogo e o respeito entre pessoas de todas as culturas, religiões e raças.
(Adaptado do discurso de Navi Pillay, Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, 27/01/2010)
No fundo documental da nossa Biblioteca estão disponíveis livros e filmes que focam este assunto.
Lê o livro O Diário de Anne Frank. E também O Rapaz do pijama às Riscas!
Vê ainda o filme A Vida é Bela!
Neste dia, evocamos também a acção de Aristides de Sousa Mendes, um diplomata português que, nesta época, salvou vidas, sacrificando interesses pessoais, numa actuação humanitária corajosa, firme e continuada, sofrendo a perseguição dos poderes instituídos, até ao fim da sua vida, sem renegar o seu gesto solidário.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Li, gostei e recomendo
Este livro é uma emocionante “aventura” de uma menina chamada Adriana. Um dia, na escola , recebeu um bilhetinho onde estava escrito “gosto de ti. R.”
Ela começou a pensar... e, de repente, veio um amigo chamado Miguel que lhe perguntou o que se passava com ela. Muito corada, não lhe disse nada… Mas o seu amigo começou a pressioná-la para que lhe dissesse tudo o que sabia e ela respondeu…
Para saberes o que ela respondeu, lê este livro; vais adorar…
Para saberes o que ela respondeu, lê este livro; vais adorar…
Este foi o melhor livro que já li e eu já li muitos.
Sabias que consegues encontrar e requisitar este livro na biblioteca da nossa escola?
Uma boa leitura!
Adriana Oliveira, 5º F, nº1
Etiquetas:
Li - Gostei e Recomendo
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sabias que comportamento gera comportamento? Logo respeito gera respeito...
Todos temos presente os nossos direitos, mas muitas vezes esquecemo-nos dos direitos das outras pessoas, isto é, os nossos deveres.
Na verdadeira concepção de cidadania, para podermos reclamar os nossos direitos, temos que ter sempre presente os nossos deveres, só assim, poderemos viver numa sociedade democraticamente participativa.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um dia que a Biblioteca Escolar não podia deixar de comemorar:
3 de Dezembro - "Dia Internacional de Pessoa com Deficiência".
Diferenças todos temos e ainda assim não deixamos de interpretar algumas como sinais de sorte.
Porque é que não vemos as diferenças entre as pessoas da mesma forma que vemos as diferenças entre o trevo de três e de quatro folhas...?
A inclusão faz toda a diferença...
3 de Dezembro - "Dia Internacional de Pessoa com Deficiência".
Diferenças todos temos e ainda assim não deixamos de interpretar algumas como sinais de sorte.
Porque é que não vemos as diferenças entre as pessoas da mesma forma que vemos as diferenças entre o trevo de três e de quatro folhas...?
A inclusão faz toda a diferença...
A inclusão faz-nos a todos felizes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

