domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe

Poema à mãe


No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.

Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;
Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;

Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal...
...
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

                            Eugénio de Andrade

domingo, 24 de abril de 2011

25 de Abril






Celebra-se o Dia da Liberdade! - 25 de Abril
Para saber mais, num trabalho feito pela Inês Roma, do 6º ano, clica AQUI!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



Celebra-se a 23 de Abril, desde 1996 e por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.


Com ele, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população e defender os direitos autorais das obras literárias.


Aproveita este dia para renovares a tua biblioteca pessoal! Troca um livro já lido por outro:


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novidade: Portal CATA LIVROS


Eis uma boa oportunidade para enriquecer as tuas férias da Páscoa:
O portal CATA LIVROS é construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, com títulos como “salão salamaleque”, “janela de papel” ou “cozinhório e laboratinha”.
O mocho, ícone carismático da CASA DA LEITURA, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura.
CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA.
Aventura-te nesta "casa" onde a sabedoria, a descoberta e a diversão se encontram de mãos dadas! http://www.catalivros.org/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Concurso Nacional de Leitura

Estão de parabéns as alunas selecionadas para a 2ª fase do Concurso Nacional de leitura:


Helena Sousa do 7ºB,
Patrícia Freitas do 7ºC,

Ana Pinto do 8ºD.


A segunda fase do Concurso Nacional de Leitura (Fase Distrital) terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. A prova escrita realizar-se-á, às 14h00, no dia 26 de Abril e a oral no dia 2 de Maio.


Os livros escolhidos para Leitura:

"O hobbit" de J.R.Tolkiem

"Os livros que devoraram o meu pai" de Afonso Cruz


quinta-feira, 31 de março de 2011

ExpoArte na BE

Visita a exposição dos trabalhos dos alunos do 9ºB, criados na disciplina de Educação Visual e inspirados na obra do artista plástico José de Guimarães.

Parabéns aos nossos artistas!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2011, que se comemora a 2 de abril, o IBBY (International Board on Books for Young People) publicou um cartaz da autoria do ilustrador Jüri Mildeberg.
Procura saber mais sobre IBBY!

Semana da Leitura