segunda-feira, 16 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Celebração da Europa
As alunas do 8ºC tocaram o "Hino da Alegria", fazendo a abertura da Celebração do Dia da Europa na nossa Escola.
Sabem porque celebramos a Europa neste dia, 9 de maio?
Há 61 anos atrás, em 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".
Na nossa Escola, um dia só não é suficiente para comemorar a importância da Europa e vamos prolongar por vários dias o conhecimento de vários países.Até ao dia 11 aprofundamos o conhecimento sobre a Bélgica, com exposições de trabalhos dos alunos, réplicas de monumentos, diversos documentos, jogos, ...
Visita a nossa Biblioteca, participa e aprende!
Etiquetas:
Comemorações,
Dias com História
segunda-feira, 2 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
Dia da Mãe
Poema à mãe
No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.
Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.
…
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.
Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.
Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!
Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;
Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;
Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal...
...
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves.
Eugénio de Andrade
No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.
Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.
…
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.
Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.
Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!
Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;
Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;
Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal...
...
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves.
Eugénio de Andrade
domingo, 24 de abril de 2011
25 de Abril
Celebra-se o Dia da Liberdade! - 25 de Abril
Para saber mais, num trabalho feito pela Inês Roma, do 6º ano, clica AQUI!
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Celebra-se a 23 de Abril, desde 1996 e por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.
Com ele, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população e defender os direitos autorais das obras literárias.
Aproveita este dia para renovares a tua biblioteca pessoal! Troca um livro já lido por outro:
Etiquetas:
Comemorações,
Dias com História
Subscrever:
Mensagens (Atom)



