segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“O Mundo dos Dinossauros”


Querem fazer uma viagem espectacular, por entre cenários de florestas, bosques e desertos que levará a vossa imaginação até milhares de anos atrás, quando os dinossauros dominavam o planeta Terra?

De 14 de janeiro a 18 de março temos a possibilidade de fazer esta viagem, no pavilhão Rosa Mota, no Porto, percorrendo a exposição “O Mundo dos Dinossauros”. É considerada a maior exposição da Europa dedicada a este tema.
É uma exposição lúdica que procura trazer também um carácter didático e todos vão poder ver, bem de perto, os grandes répteis do “Parque Jurássico”, como os temíveis Velociraptors, Oviraptor e T-Rex, ou outros mais simpáticos e enormes como o Braquiossauro.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Li, gostei e recomendo!


Era uma vez um menino. Mais conhecido por “Principezinho”, que conhece o narrador “caído do céu” … quando teve uma avaria no seu avião e se torna amigo dele.


O Principezinho morava num asteroide pequenino, com a sua magnífica rosa, os seus três vulcões, dois activos e um extinto, que o Principezinho limpa com muito cuidado todas as semanas.

O Principezinho apresenta-nos seis diferentes asteroides, com habitantes também muito diferentes: um rei, que gosta de mandar, um bêbado que bebe para esquecer (mas sabem de que é que ele se quer esquecer? Pois, é de ser bêbado), um vaidoso que, para ele todas as pessoas são…admiradoras dele próprio! Um empresário, que só pensa em contas. Um senhor de idade, um geógrafo que desenhava mapas detalhadíssimos, e por último num planeta, pequenino, pequenino, pequenino onde trabalhava um acendedor de candeeiros que odiava a sua profissão.

O principezinho é muito curioso e quando faz uma pergunta, nunca, nunca, mas mesmo nunca desiste de obter a resposta…Também és assim?

Conhece esta fantástica obra de Antoine de Saint-Exupéry, requisitando este livro na biblioteca escolar!
                                                                                                  Sofia Rosas, 6º F

sábado, 24 de dezembro de 2011

É Natal!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Votos de Boas Festas e Boas Leituras

As Equipas da BE e do PNL desejam a toda a Comunidade Educativa boas festas e ...boas leituras!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bom Natal em SPC



O sistema SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) foi concebido pela americana, Roxana Mayer Johnson (terapeuta da fala), em 1981, por sentir necessidade de um sistema que pudesse ser facilmente aprendido e utilizado por pessoas que apresentavam diversos tipos de deficiência, nomeadamente afasia, apraxia, disartria, autismo, deficiência mental, paralisia cerebral, condições pós-operatórias

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mensagens de Natal

Muito criativos e com mensagens de grande valor são os cartões elaborados nas disciplinas de Inglês, EV, EVT, Língua Portuguesa, ... expostos na Bilbioteca Escolar. A todos os que partilharam os seus saberes, bem haja!

Recolha de brinquedos


A Biblioteca Escolar associa-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar, na recolha de brinquedos para a Campanha de Natal "Uma Família, Um Presente – 2011”.

Participem! Ao oferecer os brinquedos que já não nos fazem falta, podemos fazer felizes muitas crianças...

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Li, gostei e recomendo!


O peixe Vieira fala-nos sobre a poluição e as suas consequências. Como a evitar e como a reparar.
Fala-nos também de meninos e de meninas, que se tornaram importantes para a história da humanidade, e que nos inspiram a tornar o mundo melhor, como por exemplo: Anne Frank, Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, Mozart e Madre Teresa de Calcutá. Lembra-nos ainda de personagens imaginárias muito conhecidas como: O Principezinho, O Capuchinho Vermelho e a Alice no País das Maravilhas.
Aponta também os erros das crianças comparados aos hábitos mais estranhos dos peixes.

Este livro é uma adaptação livre do “ Sermão de Santo António aos Peixes” de Padre António Vieira, que foi escrito por Sara Rodrigues e ilustrada por Cristiana Resina.
Desta coleção intitulada “ Clássicos a Brincar”, além deste livro há mais três livros: “Os Miaus”, “Auto da Barca do Castigo” e “Eurico, o insecto”.

Embarca nesta maravilhosa aventura e lê com gosto este fantástico sermão, requisitando este livro na biblioteca escolar!

                                                    Sofia Rosas, 6ºF, nº27