quinta-feira, 2 de agosto de 2012
segunda-feira, 9 de julho de 2012
"A Maior Flor do Mundo" (poderá ser requisitado na nossa BE) é um conto infantil escrito por José Saramago onde o autor conta que teve uma ideia para um livro infantil, mas considera que não tem capacidade para tanto.
É a história de um menino que ajuda a crescer a maior flor do mundo; se o autor tivesse as qualidades necessárias para fazê-lo, essa história “seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…”.
A obra ganhou o Prémio Nacional de Ilustração para livros infantis publicados em 2001, pelo trabalho de João Caetano (ilustrador). E a este propósito, o Júri sublinhou “a criatividade, a força e o estilo pessoal destas ilustrações que, pela forma e técnica utilizadas tornam a obra numa peça coerente e única em articulação com o primeiro texto que José Saramago escreve especificamente para crianças”.
Posteriormente, Juan Pablo Etcheverry fez uma curta-metragem de animação (em galego) baseada no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador. Apresentamo-la abaixo, para que os leitores possam assim antecipar a fruição deste belíssimo conto.
A Fundação José Saramago tem em desenvolvimento um atelier itinerante para escolas e bibliotecas sobre este livro. Veja mais em: http://amaiorflordomundo.wordpress.com/
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Leituras
O Tigre na Rua é uma antologia de poetas universais com as ilustrações de Serge Bloch.
Etiquetas:
leituras,
Li - Gostei e Recomendo,
livros
sábado, 19 de maio de 2012
Li, Gostei e Recomendo!
O Diário de um Lobisomem Banana 3
Tim Collins volta com o terceiro volume da comédia “O Diário de um Vampiro Banana”. Neste volume, em vez do vampiro Nigel, a personagem principal é Luke.
Luke é um rapaz ruivo, com 15 anos. É delegado de turma e a escola é tudo para ele, pelo menos até ao momento em que é transformado em lobisomem, e começa a ter transformações esquisitíssimas.
É descoberto por Ryan o “mentor” lobisomem daquela zona. Ryan leva-o para a Casa Lunar (sítio onde os lobisomens de encontram durante as luas cheias) e treina-o juntamente com os outros lobisomens para a Batalha contra os vampiros, antiquíssimos inimigos dos lobisomens.
Entre esses, Chloe com quem faz amizade e, entretanto fica a descobrir que ela mesma é namorada de um vampiro (o tal Nigel). Na sua mente uma coisa dessas era inaceitável, como poderia sequer ela como lobisomem que era, poder sequer olhar para uma criatura repugnante como um vampiro!
Apesar de tudo, Luke começa a habituar-se à ideia dos vampiros não serem assim tão maus como Ryan os pintava. Contudo a guerra aproxima-se e Luke, juntamente com Chole e Nigel, formam um grupo“.
Sofia Rosas, 6ºF
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Dia da EUROPA
Há 61 anos atrás, em 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".
Descobre mais AQUI!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
poemas sol tos 2012
O júri já elegeu os contemplados na 8ªedição do Concurso de Poesia do concelho de Gondomar “Poemas Sol tos”.
Do Agrupamento de Escolas de Gondomar foram distinguidos:
Liliana Filipa Sousa, da Escola E.B. Vinhal, com a publicação do seu poema "Eu quero ser";
João Filipe Silva, do 8º F, com a atribuição do 2º prémio do Escalão C ao seu poema "Virar de página";Rita Luísa Fidalgo, do 8º F, com a menção honrosa do Escação C, pelo seu poema "Passarinho"
Hugo Silva, do 8ºC, com a publicação do seu poema "O tempo que não se vê".
Este ano foram muitos os participantes das Escolas de todo o Concelho. Estão todos de parabéns! Continuem a soltar a poesia!
A cerimónia de entrega de prémios e de lançamento do livro está prevista para o dia 1 de junho, pelas 21:30h, no Pavilhão Multiusos, para a qual estão todos convidados.
Veja todos os premiados AQUI!
quinta-feira, 3 de maio de 2012
A Poesia anda no ar...
A poesia andou no ar e nos corações!
Depois da seleção nas turmas, os seus representantes brindaram o público com os seus dons, dando muita vida à poesia.
E o ilustríssimo júri apurou os "melhores" dos "melhores"!
E os vencedores são:
Mariana Isabel Oliveira, 5ºB
Ana Mafalda Silva, 5ºD
Catarina Castro, 6ºH
Mariana Carvalho, 6ºH
Ana Madalena Carneiro, 7ºC
Daniel Filipe Pontes, 7ºC
João Filipe Silva, 8ºF
Rita Luísa Fidalgo, 8ºF
Ana Catarina Vigário, 9ºA
Ana Catarina Conceição, 9ºE
Bem haja a todos os participantes pela vossa partilha, empenho e dedicação!
terça-feira, 1 de maio de 2012
UM DIA SEM OS MEDIA
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL), em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no dia a dia, através de um slogan que responda à questão:
“Como seria a vida sem os media?”
Para saber mais: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/media.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)





.jpg)
.jpg)
.jpg)
