terça-feira, 25 de setembro de 2012

26 de setembro: Dia Europeu das Línguas




O Dia Europeu das Línguas (DEL) é comemorado todos os anos, desde 2001, em 26 de
setembro, por iniciativa do Conselho da Europa. A razão de ser deste dia “especial” é celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa.

Veja DECLARAÇÃO CONJUNTA CONSELHO DA EUROPA/COMISSÃO EUROPEIA POR OCASIÃO DO 10.º ANIVERSÁRIO DO DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS 26 DE SETEMBRO DE 2011
 



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dia Internacional da Literacia

Dia 8 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Literacia.


Um dia para lembrar a Década da Literacia (2003-2012), determinada pela UNESCO, sob o mote "Literacia é Liberdade" ("Literacy as Freedom"), com a finalidade de alertar para a necessidade de aumentar os níveis de literacia e consequentemente contribuir para a capacidade de intervenção e a autonomia de todas as pessoas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bom ano letivo!



A Equipa da BE deseja a todos um ano letivo cheio de sucessos!

E deixa um excerto de um poema de Ary dos Santos:

"É preciso aprender a escrever,
Mas também a viver!
Mas também a sonhar!
É preciso aprender a crescer ,
aprender a estudar.

Aprender a crescer quer dizer
aprender a estudar, a conhecer os outros.
A ajudar, a viver com os outros.
E quem aprender a viver com os outros
aprende sempre a viver bem consigo mesmo."

ARY dos SANTOS, José Carlos,
"Obra Poética", Ed. Avante

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Por ocasião dos Jogos Olímpicos...


                                                                    Vela literária!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

José Saramago nos Exames Nacionais - 6º Ano! 

"A Maior Flor do Mundo" (poderá ser requisitado na nossa BE) é um conto infantil  escrito por José Saramago onde o autor conta que teve uma ideia para um livro infantil, mas considera que não tem capacidade para tanto.

É a história de um menino que ajuda a crescer a maior flor do mundo; se o autor tivesse as qualidades necessárias para fazê-lo, essa história “seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…”.
A obra ganhou o Prémio Nacional de Ilustração para livros infantis publicados em 2001, pelo trabalho de João Caetano (ilustrador). E a este propósito, o Júri sublinhou “a criatividade, a força e o estilo pessoal destas ilustrações que, pela forma e técnica utilizadas tornam a obra numa peça coerente e única em articulação com o primeiro texto que José Saramago escreve especificamente para crianças”.

Posteriormente, Juan Pablo Etcheverry fez uma curta-metragem de animação (em galego) baseada no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador. Apresentamo-la abaixo, para que os leitores possam assim antecipar a fruição deste belíssimo conto.
A Fundação José Saramago tem em desenvolvimento um atelier itinerante para escolas e bibliotecas sobre este livro. Veja mais em: http://amaiorflordomundo.wordpress.com/ 




 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Leituras

O Tigre na Rua é uma antologia de poetas universais com as ilustrações de Serge Bloch.

sábado, 19 de maio de 2012

Li, Gostei e Recomendo!

O Diário de um Lobisomem Banana 3

   Tim Collins volta com o terceiro volume da comédia “O Diário de um Vampiro Banana”. Neste volume, em vez do vampiro Nigel, a personagem principal é Luke.
    Luke é um rapaz ruivo, com 15 anos. É  delegado de turma e a escola é tudo para ele, pelo menos até ao momento em que é transformado em lobisomem, e começa a ter transformações esquisitíssimas.
    É descoberto por Ryan o “mentor” lobisomem daquela zona. Ryan leva-o para a Casa Lunar (sítio onde os lobisomens de encontram durante as luas cheias) e treina-o juntamente com os outros lobisomens para a Batalha contra os vampiros, antiquíssimos inimigos dos lobisomens.
   Entre esses, Chloe com quem faz amizade e, entretanto fica a descobrir que ela mesma é namorada de um vampiro (o tal Nigel). Na sua mente uma coisa dessas era inaceitável, como poderia sequer ela como lobisomem que era, poder sequer olhar para uma criatura repugnante como um vampiro!
   Apesar de tudo, Luke começa a habituar-se à ideia dos vampiros não serem assim tão maus como Ryan os pintava. Contudo a guerra aproxima-se e Luke, juntamente com Chole e Nigel, formam um grupo“.

                                                           Sofia Rosas, 6ºF