quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas

Fonte da imagem: https://edl.ecml.at/ 

No dia 26 de setembro, os professores de Línguas e a Biblioteca Escolar (BE) comemoraram o Dia Europeu das Línguas.

Numa iniciativa do Conselho da Europa, é desde 2001 que se celebra este dia, em todos os países membros desta entidade. O objetivo é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural. O tema escolhido este ano é «Línguas para a Paz» e pretende destacar a forma como a diversidade linguística e a educação linguística podem desempenhar um papel fundamental na promoção de uma cultura de paz, convivência e democracia.

Para assinalar o 23.º aniversário do Dia Europeu das Línguas, neste ano letivo, a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas convidam as turmas nas aulas de Línguas a traduzir a palavra paz nas diversas línguas oficiais da Europa, com o mote "Paz: saber dizê-la para saber fazê-la!". E destacamos Camões por ser um grande impulsionador da Língua Portuguesa pelo mundo (na celebração do seu 500 aniversário do seu nascimento) e outros autores europeus seus contemporâneos.

Na Biblioteca encontram livros e revistas noutras línguas, os quais poderão requisitar. E podem consultar o sítio web oficial do Dia Europeu das Línguas para mais desafios!

Fonte das imagens: arquivo da BE (2024).

domingo, 8 de setembro de 2024

Dia Internacional da Literacia

 LiteraciaFonte da imagem: Eurocid 

Damos início a este novo ano letivo com a comemoração do Dia Internacional da Literacia, celebrado todos os anos a 8 de setembro.
Foi decidido na Conferência de Teerão em 1965 e celebrado pela primeira vez em 1966. 
Pretende-se alertar para a importância da literacia em todas as pessoas, comunidades e sociedades, na realização dos direitos humanos e na instauração de uma sociedade mais justa.
O tema para este ano é «Promover a educação multilingue: Literacia para a compreensão mútua e a paz». Surge da necessidade de aproveitar o potencial transformador da literacia para promover a compreensão mútua, a coesão social e a paz. No mundo de hoje, em que o multilinguismo é uma prática comum para muitos, capacitar as pessoas através da adoção de uma abordagem multilingue para o desenvolvimento da literacia e da educação, é particularmente eficaz pelos seus benefícios cognitivos, pedagógicos e socioeconómicos. Esta abordagem pode ajudar a promover a compreensão e o respeito mútuos, ao mesmo tempo que solidifica as identidades comunitárias e as histórias coletivas.
A celebração deste dia terá lugar nos dias 9 e 10 de setembro de 2024, em Yaoundé, Camarões. Incluirá uma conferência global e a cerimónia de entrega dos Prémios Internacionais de Literacia da UNESCO, entre outros debates.