segunda-feira, 31 de março de 2025

Sensibilização ambiental: sustentabilidade na Terra

   Paulo Ferreira partilhou connosco as suas vivências do trabalho que tem vindo a realizar e que têm merecido destaque a nível nacional e internacional. 
   Através dos seus filmes e fotografias, passou a mensagem de que é necessário cuidar e preservar os poucos espaços naturais que possuímos na nossa única casa comum, o Planeta Terra. 
   Fica aqui um pequeno registo.

   Lançou desafios aos alunos e, como prémio, ofereceu dos seus livros e fotografias com o autógrafo. Os seus livros também fazem parte do fundo documental da Biblioteca, pelo que esperam ser requisitados.

 Os alunos das turmas 8.º C, 8.º E, 8.º F e 8.º G, na disciplina de Educação Visual,  realizaram trabalhos de ilustração baseados nas fotografias de Paulo Ferreira, que estiveram em exposição no auditório.

Fonte das imagens: arquivo da BE (2025)

   E podem acompanhar o seu trabalho, clicando AQUI


domingo, 30 de março de 2025

Sensibilização ambiental

Fonte da imagem: Paulo Ferreira (2025)

    Venham juntar-se aos alunos do 8.º ano para participarem nas palestras (11:30h e 15:00h) no nosso auditório, proferidas pelo gondomarense Paulo Ferreira. 
    É produtor, realizador de vídeo e fotógrafo de natureza. Tem dedicado uma parte da sua vida a realizar documentários em vários países: Portugal, Espanha, Noruega, Chile, Argentina, Nova Zelândia, Islândia, entre outros. Viu já o seu trabalho distinguido a nível nacional e internacional, recebendo inúmeros prémios que colocam a sua carreira enquanto realizador, num patamar de excelência a nível mundial e único a nível nacional.
   Através dos seus filmes e fotografias, procura fazer chegar às pessoas a mensagem de que é necessário preservar os poucos espaços naturais que possuímos na nossa única casa comum, o Planeta Terra.
  A sua abordagem de consciencialização ambiental e de promoção de locais singulares da Terra é um importante contributo para a Consciência Global.

sábado, 29 de março de 2025

Pais e Filhos à Volta dos Livros

    A equipa do Projeto Escola a Ler, em articulação com o Grupo Disciplinar de Português do 2.º ciclo, promoveu a atividade “Pais e Filhos à Volta dos Livros”, com o intuito de proporcionar um momento de partilha de leituras realizadas por alunos, do 5.º ano, leituras essas que os alunos foram realizando ao longo do ano letivo, no âmbito do seu Projeto Individual de Leitura.
    Na noite do dia 28, ocorreu um serão de partilha de emoções em que as famílias dos alunos participantes marcaram uma forte presença, tendo alguns pais, irmãos e avós partilhado o palco com os respetivos protagonistas.
    Direção, alunos, professores, pais e avós encheram o auditório da escola. 
   Os livros “saltaram das estantes” e a magia aconteceu! Houve apresentações para todos os gostos e até conseguimos resolver o enigma dos vizinhos descontentes: ao som da música do grupo Cabeças no Ar, surpreendemos "O baile da Biblioteca", que se dá todas as noites... .
   Depois de alimentados de muita literatura, ainda houve lugar para alimentar o estômago com um pequeno lanche oferecido pela escola.
   A equipa do Projeto Escola a Ler agradece a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.
   Fica aqui uma pequena amostra, mas em breve serão disponibilizadas mais fotografias.
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025)

terça-feira, 25 de março de 2025

Leituras ao Telefone

Leituras ao Telefone está de volta! 
No âmbito da Semana da Leitura, é uma iniciativa promovida pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Gondomar, em colaboração com educadores, professores titulares do 1.º ciclo e professores de Português, com o apoio da Câmara Municipal.
Fonte da imagem: Cartaz concelhio "Leituras ao Telefone"

No dia 1 de abril, das 14:00h às 17:00h, haverá equipas de leitores para dar voz aos textos que chegarão ao ouvido de quem ligar!

Queres fazer parte da equipa de leitores na Biblioteca Escolar Júlio Dinis? Inscreve-te AQUI.

Semana da Leitura

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovem a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em diversos contextos.

Divulgamos as atividades preparadas pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em articulação com os Educadores e Professores dos vários departamentos curriculares.


Cartaz criado em PosterMyWall:  arquivo da BE (2025)

                                                                   Programa da Semana da Leitura:  arquivo da BE (2025)

segunda-feira, 24 de março de 2025

Dia Nacional do Estudante

 

Fonte da imagem: Fotógrafos-Amadores da Secção Fotográfica da Associação Académica de Coimbra


   Anualmente, no dia 24 de março, celebra-se o Dia Nacional do Estudante em Portugal. Esta data foi singularizada a 8 de maio de 1987 pela Assembleia da República Portuguesa, e visa homenagear e valorizar o aluno.

  Foi na década de 60 que nasceu o conflito entre os universitários portugueses e o regime do Estado Novo. Posteriormente a uma interdição à celebração do Dia Nacional do Estudante, milhares de alunos protestaram, levando a uma longa crise estudantil que ao longo dos anos mostrou ser um dos maiores setores resistentes ao Estado Novo.

   O dia 24 de março, segundo o decreto n.º 77/IV tem como ideais base “o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e da sociedade”, a “cooperação e convivência entre os estudantes”, “a democratização e o desenvolvimento do ensino” e “a ligação dos estudantes com a comunidade”.

   No fundo pretende-se, com este dia, construir uma educação “de e para todos”, com o direito à educação como um direito de cada cidadão. 

Para saber mais, veja AQUI.

Joana Campos (adapt.)

Edição: Guilherme Carrazzoni

sexta-feira, 21 de março de 2025

Concurso Concelhio de Leitura - prova oral: 3.º ciclo

Decorreu hoje a prova oral do Concurso Concelhio de Leitura, do 3.º ciclo. As leitoras em concurso foram apuradas na prova escrita.

São elas: Mariana Alvim (7.º C); Sofia Almeida (9.º B) e Maria Júlia Aguiar (9.º B). Estava também selecionada a Beatriz Abreu (8.º C), mas não compareceu...

A prova consistia em duas partes: leitura expressiva de um excerto e apresentação do livro com base em objetos. Não foi fácil a tarefa do Júri, pois todas prestaram uma brilhante prova, pelo que estão de parabéns!
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

Obteve maior pontuação a Sofia Almeida, da turma 9.º B, que irá representar o Agrupamento na fase concelhia, no dia 13 de maio, no Auditório Municipal.

Continuem todas boas leitoras!

Ler e Reescrever Camões

No âmbito do Dia Mundial da Poesia (celebrado a 21 de março), decorreu a Semana da Poesia na Escola Básica Júlio Dinis, dedicada aos 500 anos do nascimento do poeta maior da Literatura portuguesa.

Em sala de aula, na disciplina de Português, os alunos do 2.º ciclo leram poemas e reescreveram versos de Camões. Os do 3.º ciclo leram e reescreveram poemas de Camões. Foram expostos no átrio da Biblioteca Escolar.

Construiu-se a Árvore da Poesia (aliando o Dia Mundial da Floresta e o Dia mundial da Poesia). No seu tronco divulgou-se a exposição “As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões” e nos seus ramos os versos originais e reescritos pelos alunos do 2.º ciclo.  

Cliquem AQUI para ver mais!

A Biblioteca Escolar fez novas aquisições de e sobre Camões. Requisitem-nas!

Fonte das imagens: arquivo da BE (2025)

quinta-feira, 20 de março de 2025

Concurso Concelhio de Leitura - prova oral: 2.º ciclo

Decorreu hoje a prova oral do Concurso Concelhio de Leitura, do 2.º ciclo. As leitoras em concurso foram apuradas na prova escrita.
São elas: Catarina Santos (5.º D); Clara Barbosa (5º D); Teresa Viana (6.º C) e Daniela Magalhães (6.º C).

A prova consistia em duas partes: leitura expressiva de um excerto e apresentação do livro com base em objetos. Não foi fácil a tarefa do Júri, pois todas prestaram uma brilhante prova, pelo que estão de parabéns!

Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

Obteve maior pontuação a Catarina Santos, da turma 5.º D, que irá representar o Agrupamento na fase concelhia, no dia 13 de maio, no Auditório Municipal.

Continuem todas boas leitoras!

segunda-feira, 17 de março de 2025

Dia Internacional da Matemática na BE "Matemática, Arte e Criatividade"


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março), este ano sob o lema “Matemática, Arte e Criatividade", e numa articulação curricular da disciplina de Matemática com a Biblioteca Escolar, todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos experimentaram a “Magia da Matemática”.
Para as turmas de 5.º ano, numa planificação de acordo com o Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, decorreram sessões com a finalidade de levar os alunos a desenvolver aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar, nomeadamente: construir sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens; extrair, analisar e interpretar a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos, e estruturar a informação segundo critérios lógicos. E, ao mesmo tempo, trabalhar os conteúdos curriculares da disciplina de Matemática: pensamento computacional; raciocínio e resolução de problemas, de forma lúdica e o conceito de polígono e construção de polígonos.

Assim, em grupo, os alunos realizam um Matpaper, com as seguintes atividades lúdicas e desplugadas (com conceitos e problemas do mundo da computação) com tempo cronometrado para cada tarefa:

Aventura com pauzinhos - “O cão da Laura Lobo” - A atividade consiste no desenvolvimento da visualização espacial e incentiva o raciocínio lógico, a partir da mudança de formas. A partir de uma imagem construída com pauzinhos, os alunos terão de os mover de acordo com indicações dadas, de forma a ficarem com orientações diferentes.


“Colorindo com números” - Nesta atividade demonstra-se como os computadores armazenam desenhos, fotografias e outras imagens usando apenas números, qual a forma mais eficaz de armazenar grandes quantidades de dados, como evitar erros e como mensurar o volume de informações que desejam armazenar. Os alunos deverão formar imagens segundo códigos numéricos.

“Compressão de texto” - Os computadores possuem apenas uma quantidade reduzida de espaço para armazenar informações, estes precisam armazená-las da forma mais eficiente possível. Isso é chamado compressão. Codificar os dados antes de armazená-los e decodificá-los, assim que estiverem a ser recuperados, permite ao computador armazenar mais dados ou enviá-los mais rapidamente através da Internet. A fim de perceberem este processo, os alunos deverão preencher lacunas de um texto, segundo um esquema.

“Magia com números: advinha a palavra!” - A atividade visa promover o desenvolvimento de práticas que incentivem os alunos a criarem algoritmos que possam descrever etapas, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos. Um aluno escolherá um livro da Biblioteca e uma página e selecionará uma palavra. Os outros alunos, através de cálculos matemáticos, encontrarão a palavra escolhida, levando assim à descoberta dessa palavra num contexto de uma página de um livro.

“Poligonomania e figuras geométricas criarás!” - Os alunos de cada turma trouxeram diversos polígonos em papel/cartão reutilizável pré-desenhados e recortados. Formaram um painel, unindo-os de forma criativa e em articulação com as turmas homólogas de 6.º ano. Nesta tarefa, o trabalho em equipa foi essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes e criativas. Ao juntar alunos com diferentes habilidades e perspetivas, a troca de ideias tornou-se dinâmica, enriquecedora e construtiva. No contexto da geometria, a abordagem prática e colaborativa permitiu uma exploração mais profunda e uma compreensão mais detalhada do conceito de polígono. A interajuda não só fortaleceu a confiança mútua, mas também incentivou a superação de desafios.

À medida que foram criados de forma dinâmica e construtiva, os painéis foram expostos no átrio da Biblioteca Escolar.

Fundamental, foi também a colaboração de alguns alunos de 6.º ano e de 3.º ciclo que se voluntariaram para serem os Monitores: orientavam na execução das tarefas das equipas dos alunos do 5.º ano.

Os alunos do 3.º ciclo construíram jogos muito criativos e trabalhos informativos (em formato 3D, 2D impressos e também digital), com os quais se organizou uma exposição no átrio da BE. Aproveitaram para jogar os seus jogos e os disponibilizados pelo Clube de Jogos.
 Vejam mais aqui:

Neste espaço virtual da BE (Bibliodiálogos), divulgou-se o Enigma Matemático da Semana, para resolução pela comunidade educativa. As respostas são recolhidas em formulários do Google e serão atribuídos brindes aos participantes com maior número de respostas corretas.

E, na Estante dos Destaques, estavam livros e revistas para serem consultados e requisitados.
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

quinta-feira, 13 de março de 2025

Concurso Concelhio de Leitura - 1.ª fase

O Concurso Concelhio de Leitura (CCL) é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Gondomar e visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a competência leitora e os hábitos de leitura.
A 1.ª fase (organização da responsabilidade da Biblioteca Escolar, em parceria com os professores Titulares de Turma e os Professores de Português) tem como objetivo apurar o aluno, com os melhores resultados por ciclo de ensino, que irá representar o Agrupamento, na Fase Municipal.

Obras a concurso:
1.º ciclo: O baloiço azul, Rosário Alçada Araújo.

2.º ciclo: O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

3.º ciclo: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry.

A prova escrita é composta por uma parte de escolha múltipla e outra de desenvolvimento. Todos os alunos participantes estão de parabéns, pois apresentaram bons resultados. Continuem bons leitores! 
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

No entanto, apenas quatro podem passar à prova oral, para ser apurado um representante por ciclo na fase concelhia. Ficaram apurados os seguintes alunos do 2.º ciclo para realizarem a prova oral:

Os alunos do 3.º ciclo que ficaram apurados para realizarem a prova oral são os seguintes:

Resultados das eleições «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

De acordo com uma escala, os alunos do 2.º ciclo, munidos de uma caneta, do cartão de estudante e da vontade de exercer o seu direito de voto, dirigiram-se à Biblioteca Escolar onde decorreu o ato eleitoral.
Durante todo o dia, professores e alunos fizeram voluntariado para o serviço da mesa de voto. 
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

No final, a turma de 7.º C fez a contagem dos votos, em DT Alunos. Divulgamos aqui os resultados dos votos válidos. Considerou-se apenas um voto nulo.

sexta-feira, 7 de março de 2025

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

Numa iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, a 12 de março vamos ter eleições!
Os candidatos a estas eleições não são partidos nem pessoas, mas sim livros. E a campanha está a decorrer! E para ver o espaço eleitoral, no formato digital, abra numa nova janela, clicando no canto superior direito:

Made with Padlet