quarta-feira, 20 de março de 2024

Sustentabilidade na Terra

Sustentabilidade
Fonte da imagem: arquivo da BE (2024)

Hoje, decorreram duas palestras no nosso auditório, para as turmas do 8.º ano, sobre biodiversidade e sustentabilidade na Terra, com Paulo Ferreira. É produtor, realizador de vídeo e fotógrafo de natureza, natural e residente em Gondomar. 
Tem dedicado uma parte da sua vida a realizar documentários em vários países: Portugal, Espanha, Noruega, Chile, Argentina, Nova Zelândia, Islândia, entre outros.
Viu já o seu trabalho distinguido a nível nacional e internacional, recebendo prémios que colocam a sua carreira enquanto realizador, num patamar de excelência a nível mundial e único a nível nacional.
Através dos seus filmes e fotografias, procura fazer chegar às pessoas a mensagem de que é necessário preservar os poucos espaços naturais que possuímos na nossa única casa comum, o Planeta Terra.
A sua abordagem de consciencialização ambiental e de promoção de locais singulares da Terra é um importante contributo para a Consciência Global.
sustentabilidade
Fonte das imagens: arquivo da BE (2024)

As turmas 8.º C e 8.º E produziram trabalhos, sob a orientação da professora Elisabete Silva. Utilizaram a técnica pontilhismo e foram inspirados nas fotografias de Paulo Ferreira, captadas nas Serras do Porto e junto aos Moinhos de Jancido.
sustentabilidade
Fonte da imagem: arquivo da BE (2024)

Paulo Ferreira doou livros seus "No silêncio dos Moinhos" e Patagónia – A ponta do mundoa vários alunos que sabiam o nome de alguns animais fotografados
A escola agradece a sua generosidade e ofereceu uma serigrafia, criada pelo Prof. José Pinto.