sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Escrita literária/escrita gerada por IA


Para finalizar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), este ano letivo com o tema “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias” decorreu na Biblioteca da EB Júlio Dinis a atividade  "A IA também pode ser escritora?" para turmas de 9.º ano. 
Numa articulação curricular (Português, DTalunos e Biblioteca Escolar), pretendeu-se que os alunos refletissem sobre a escrita literária e a escrita gerada por Inteligência Artificial (IA).
Em grupo, os alunos leram e escolheram excertos de obras de clássicos da literatura portuguesa (Eça de Queirós e Miguel Torga) e utilizaram um chatbot (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para pedir um texto literário ao estilo do autor do livro que escolheram, sobre o assunto do excerto selecionado. Leram, compararam o texto produzido pela IA e debateram as suas conclusões. Finalmente, em grande grupo, os alunos partilharam as suas conclusões: a IA não substituirá os autores na criação das obras literárias!
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Resultados - "Bibliopaper"


No Dia Nacional da Biblioteca Escolar, o "Bibliopaper" pôs à prova muitos participantes! 
Aqui estão os vencedores:
 -  Beatriz, 5.º D;
 - Clara, 5.º D; 
 - Mariana, 5.º D; 
 - Pedro Almeida, 7.º G; 
 - Aleksandro Rosário, 7.º G. 

Estes alunos devem levantar o prémio na Biblioteca Escolar. No entanto, todos os participantes estão de parabéns!

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Formação de utilizadores (pré-escolar e 1.º ciclo)

No nosso agrupamento, por ocasião do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, é altura para a formação de utilizadores.
Na EB n.º 1 de Gondomar e na EB do Taralhão, todas as turmas do 1.º ciclo e todos os grupos do pré-escolar visitaram a Biblioteca Escolar (BE). Na EB Júlio Dinis, foram os alunos das turmas de 5.º ano. Foi tempo de conhecer e outros relembrar de que forma podem aceder aos recursos e serviços da BE. Falamos sobre a requisição domiciliária e sobre outras atividades a desenvolver ao longo do ano. Aproveitamos também para recordar as regras e para perceber melhor a organização dos livros. Não esquecemos a presença digital da biblioteca e consultamos o blogue Bibliodiálogos. Ficamos a conhecer as últimas novidades, alguns guiões de apoio ao estudo e experimentamos a pesquisa no catálogo das bibliotecas do agrupamento. 
E, claro, as histórias não podiam faltar para os mais pequenos: no pré-escolar, 1.º e 2.º anos - uma dramatização da história “Desculpa, mas esse livro é meu”, de Lauren Child; com os 3.º e 4.ºanos, “A nossa pele arco-íris”, de Manuela Molina Cruz.

"Desculpa, mas esse livro é meu", Lauren Child

"A nossa pele arco-íris", Manuela Molina Cruz, Natalia Agudelo

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Dia Nacional da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar em Portugal é celebrado na 4.ª segunda-feira do mês de outubro (este ano dia 27) inserido no Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Comemorado desde outubro de 1999, este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura e pelo conhecimento.
Para assinalar este dia, a BE da EB Júlio Dinis lança o desafio a todos os alunos:

Cartaz criado em PosterMyWall: arquivo da BE (2025)

E, neste dia, houve partilha de leituras favoritas entre alunos de turmas diferentes. A partilha de leituras faz-nos sempre enriquecer mutuamente, pois ficamos a perceber mensagens do livro que na nossa leitura não tínhamos captado. E, se não lemos ainda esse livro, ficamos com vontade de o ler!
Parabéns a estes solidários leitores:
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Alimentação saudável com a Biblioteca Escolar


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. A alimentação é um dos temas abordados nas aulas de Ciências Naturais do 2.º ciclo e, nesse âmbito, o respetivo grupo disciplinar promoveu um conjunto de atividades, em articulação com a Biblioteca Escolar, com o intuito de promover a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e pôr em prática conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula.
No átrio da Escola, foi organizada uma exposição, tendo-se construída uma Pirâmide da Dieta Mediterrânica na qual os “alimentos” foram realizados pelos alunos, em colaboração com as famílias (alimentos saudáveis em materiais recicláveis).

E, na Biblioteca Escolar, no âmbito do uma articulação dos conteúdos curriculares de Ciências (Hábitos de vida saudáveis /promoção de uma alimentação equilibrada e segura), de Português (Texto publicitário /características / publicidade comercial e institucional) e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (literacia dos media), decorrem sessões para todas as turmas de 6.º ano, ao longo desta semana. Os alunos são convidados a analisar anúncios publicitários que promovem produtos alimentares e comparar o respetivo rótulo. E, com os descodificadores de rótulos para alimentos e para bebidas, pôde concluir-se se esses alimentos são ou não saudáveis. Deste modo, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão crítica da mensagem mediática. Convidamos a Comunidade Educativa a fazer também uso dos descodificadores de rótulos, propostos pela Direção-Geral da Saúde, disponíveis aqui.

Os alunos puderam ainda extrair informação sobre a alimentação saudável em vários documentos e em diversos suportes. Mostraram também as suas aprendizagens através de um questionário interativo.

Por fim, no âmbito do projeto “Ciências Exatas na BE”, foi realizada uma experiência científica, na qual se fez uma saudável e saborosa manteiga a partir de natas biológicas frescas, apenas temperada com ervas aromáticas. Veja aqui o procedimento para fazer manteiga em casa.
E aqui fica o registo fotográfico da experiência e da apreciada degustação:
Fonte das imagens: arquivo da BE (2025).