terça-feira, 2 de novembro de 2021

Dia das Bruxas

 «O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro.

O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão". 

Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".» (CALENDARR, Dia das Bruxas – Halloween, disponível em: https://www.calendarr.com/portugal/dia-das-bruxas/, acesso em 31 de outubro de 2021). 

Por cá, também comemoramos esta data. E como? Com histórias, claro. Desta vez, escolhemos “A casinha de chocolate”. Depois da apresentação de vários livros com esta história (também “Hansel e Gretel” e “João e Maria”), os mais pequenos viram uma animação em vídeo e os mais velhos ouviram a versão deste livro da coleção “Fábulas recortadas”, da editora Fábula. Ficaram também a conhecer um pouco mais sobre os irmãos Grimm, assim como uma provável origem deste conto. De seguida, refletimos um pouco sobre a intenção de contar esta história (um bocadinho assustadora) às crianças. Também aprendemos e divertimo-nos com alguns jogos interativos, e, no final, com a canção “Noite de Halloween” (canal Tucantar).


Na EB Júlio Dinis, as histórias terríveis e assombrosas saltaram das estantes e muitas foram requisitadas pelos alunos. E encontram-se em exposição os trabalhos realizados na disciplina de Inglês, com muita criatividade e imaginação. Parabéns aos artistas!