No âmbito do projeto "Leio, logo escrevo", começamos por trabalhar a carta informal.
Na primeira sessão, começamos por completar a área vocabular do termo "carta", a partir da canção "A minha primeira carta" (in "Canta o galo gordo", de Inês Pupo e Gonçalo Pratas). Seguidamente lemos e visualizamos excertos de dois livros: "O dia em que os lápis desistiram", de Oliver Jeffers; e "Uma misteriosa carta de amor", Tea Stilton. A partir destas leituras foi possível conversar sobre a função das cartas e também começar a identificar a sua estrutura. Sistematizamos este conteúdo recorrendo a alguns materiais e exercícios interativos.
Nas sessões seguintes, as turmas puseram as mãos na massa e começaram a escrever. Primeiro, um texto coletivo ("Escreve uma carta a uma criança do futuro – talvez o teu bisneto que ainda não nasceu") e, finalmente, um texto individual ("Escreve uma carta de uma personagem de fantasia para outra").
Deixamos aqui estes trabalhos, que demonstram o empenho e a criatividade dos alunos de 4.º ano.
Carta individual, escrita criativa, 4.º A: