quarta-feira, 30 de novembro de 2022

"Saber a polvo" - Pré-escolar

A atividade "Saber a polvo" insere-se na literacia da informação e tem como principal objetivo "aprender a procurar informação em várias fontes". Neste caso, a pesquisa incidiu sobre os polvos. Aprendemos que podemos procurar informação em livros, na Internet, em revistas e em jornais.
Tudo começou com a história "O polvo coceguinhas", de Ruth Galloway, a história de um polvo que, com os seus oito e longos tentáculos, adora fazer cócegas aos outros peixes. Quando precisa de resolver um problema criado devido à sua matreirice, descobre várias coisas a seu respeito: consegue nadar muito rápido e até às profundezas do oceano; tem um corpo elástico e flexível; e consegue lançar tinta preta para se defender dos seus inimigos. Depois da história, continuamos a pesquisar (noutros livros, em revistas e na Internet) e descobrimos ainda outras características dos polvos: conseguem camuflar-se para se esconderem dos outros peixes e são dos animais mais inteligentes que existem. Ah! Também têm três corações!!! No final, realizamos algumas atividades interativas e ouvimos a canção "Meu amigo polvo", de Monica Marsola e Aline Stroeh.
Com o objetivo de consolidar este conceito da pesquisa em várias fontes, algumas turmas do pré-escolar escolheram outros temas (animais diferentes; a arte) e procuraram informação em livros disponíveis na sala e na biblioteca escolar.
A planificação desta atividade baseou-se na proposta da RBE com o mesmo nome: "Saber a polvo".