No âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril, os professores de Português, História e Geografia de Portugal (HGP) e a Biblioteca Escolar proporcionaram aos alunos de 6.º ano um encontro com o autor Francisco Cantanhede. Ele é autor de manuais de HGP, de História do 3.º ciclo, do livro "O cavador que lia livros no tempo de Salazar" (dedicado ao seu avô), formador de professores e palestrante em escolas e eventos ligados à educação.
Foi com muito interesse e entusiasmo que os nossos alunos escutaram o relato das experiências vivenciadas pelo autor no seu tempo de escola primária (período em que pobreza, desigualdade e injustiça pontuavam o quotidiano da maioria das pessoas. O autor transmitiu a mensagem de que as democracias, por serem inclusivas e baseadas no diálogo, são superiores às ditaduras, uma vez que o poder destas se baseia na repressão. Acrescentou ainda que todos temos o dever de valorizar a liberdade adquirida e os progressos alcançados graças à revolução do 25 de Abril de 1974.
Francisco Cantanhede também ilustrou com o exemplo de vida, que a educação ministrada por bons professores muda o destino de alguém: ele próprio progrediu de rapaz do campo, pastor, até uma carreira universitária. Tudo isto, fruto da sua educação e empenho.
Esta Escola agradece a sua disponibilidade e a transmissão desta magnífica lição de cidadania.