quarta-feira, 7 de novembro de 2012

145º aniversário da cientista Marie Curie

Marie Sklodowska Curie nasceu a 7 de novembro de 1867, em Varsóvia, e morreu a 4 de julho de 1934, em Sallanches, perto de Paris.

Marie fez os estudos superiores na Universidade da Sorbonne, em Paris, para onde emigrara em 1881. No decurso dos estudos, e em conjunto com o seu marido, Pierre Curie, descobriu o fenómeno da radioatividade, a partir de novos elementos que emitiam espontaneamente radiações. Em 1898, o casal conseguiu isolar um novo elemento que foi designado por polónio (nome dado em homenagem ao país de origem de Marie) e meses mais tarde o rádio (Ra). Em 1903, Marie e Pierre receberam, em conjunto, o Prémio Nobel da Física, pelos seus estudos sobre a radioatividade.

Após a morte do marido, Marie Curie ocupou a cátedra deixada vaga por este, sendo a primeira mulher a ensinar na Sorbonne. Dando seguimento às suas pesquisas na tentativa de isolar o rádio metal, em 1910, obteve uma pequena quantidade de rádio puro no estado metálico. Esta circunstância incitou-a a fundar e dirigir o Instituto de Rádio, em Paris. Por todo o trabalho e investigação laboratoriais desenvolvidos, em 1911 foi-lhe atribuído a título pessoal o Prémio Nobel da Química, sendo a única cientista a receber este prémio por duas vezes.

Esta cientista, que no final da vida lecionava Física Geral na Faculdade de Ciências e supervisionava o Instituto do Rádio, foi a primeira mulher a ser sepultada no Panthéon de Paris.