Recordando ...
José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18.
A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor.
Casou com Pilar del Río em 1988 e em 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010.
"A Maior Flor do Mundo"(poderá ser requisitado na nossa BE) é um conto infantil escrito por José Saramago onde o autor conta que teve uma ideia para um livro infantil, mas considera que não tem capacidade para tanto.
É a história de um menino que ajuda a crescer a maior flor do mundo; se o autor tivesse as qualidades necessárias para fazê-lo, essa história “seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…”.
A obra ganhou o Prémio Nacional de Ilustração para livros infantis publicados em 2001, pelo trabalho de João Caetano (ilustrador). E a este propósito, o Júri sublinhou “a criatividade, a força e o estilo pessoal destas ilustrações que, pela forma e técnica utilizadas tornam a obra numa peça coerente e única em articulação com o primeiro texto que José Saramago escreve especificamente para crianças”.
Posteriormente, Juan Pablo Etcheverry fez uma curta-metragem de animação (em galego) baseada no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador. Apresentamo-la abaixo, para que os leitores possam assim antecipar a fruição deste belíssimo conto.
A Fundação José Saramago tem em desenvolvimento um atelier itinerante para escolas e bibliotecas sobre este livro. Veja mais em: http://amaiorflordomundo.wordpress.com/