segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Direitos das crianças

 Para relembrar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, celebrado no dia 20 de novembro, a BE realizou uma sessão com a turma de 4.º ano da EB do Taralhão. No início, a maior parte dos alunos dizia que a escola é uma obrigação e alguns deles acreditavam que o Dia do Pijama serve para os alunos virem para a escola mais confortáveis.
Depois de refletirmos sobre os milhares de crianças institucionalizadas que não encontram uma família, todos perceberam melhor a comemoração criada pela associação Mundos de Vida.
 Após uma reflexão sobre a diferença entre necessidades e desejos, sobre os direitos da criança, nomeadamente sobre o direito à educação e sobre as histórias reais de algumas crianças que, por razões políticas, religiosas ou culturais, não podem ir à escola, todos saíram a perceber, por que razão se deve considerar a educação um direito.
Os alunos continuam a participar com muito interesse nesta atividade, demonstrando curiosidade em conhecer a realidade de crianças, que vivem noutros países e noutras culturas.