quarta-feira, 16 de junho de 2021

3.º ano - "O freguês caloteiro"

Ainda no âmbito da atividade "Ler (literatura) com a BE", para as turmas do 3.º ano, a biblioteca escolheu o texto "O freguês caloteiro", integrado no livro "Robertices", de Luísa Dacosta.

Começámos por conhecer um pouco sobre a biografia e bibliografia desta autora. De seguida, os alunos ficaram a conhecer as características dos Robertos e deste tipo de teatro, tendo-se divertido com os pequenos excertos visualizados online. E... a seguir... chegou a vez da história: "O freguês caloteiro" contado em teatro de fantoches. Seguiram-se algumas atividades lúdicas para compreensão de algum vocabulário e da mensagem geral do texto. Terminámos com um questionário-jogo, no qual os alunos comprovaram ter percebido muito bem a história. 

Mas o trabalho não acabou aqui. A BE deixou um desafio: um exercício de escrita criativa, no qual os alunos se iriam colocar na pele do freguês e escrever um poema para a sua apaixonada D. Maganinha. Algumas professoras e alguns alunos aceitaram o desafio e, individual ou coletivamente, enviaram os seus trabalhos. Obrigada pela participação!