segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Alimentação saudável com a BE

    Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. Nas escolas, durante esta semana, é comum abordar-se o tema da alimentação saudável. No entanto, esta comemoração é também “um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar” (https://unric.org/pt/dia-mundial-da-alimentacao/ ).
    Primeiro com os grupos do pré-escolar e, depois, com o 1.º ciclo, a Biblioteca Escolar (BE) dinamizou sessões sobre este assunto. Após uma breve conversa sobre o conceito de alimentação saudável e sobre o problema da fome no mundo, os alunos ficaram a conhecer vários livros sobre este tema. De seguida, conheceram a Joaninha, “A menina que não gostava de fruta”, um livro de Cidália Fernandes. Seguiram-se alguns jogos interativos e, claro, terminámos com música: “Comer fruta” (Sónia Araújo) e “Canção da alimentação” (Tucantar).
   E para as turmas do 6.º ano, na BE decorrem sessões planificadas de acordo com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (literacia dos media). Articulando os conteúdos curriculares de Ciências (Hábitos de vida saudáveis /promoção de uma alimentação equilibrada e segura) e de Português (Texto publicitário /características / publicidade comercial e institucional”, os alunos são convidados a analisar anúncios publicitários que promovem produtos alimentares e comparar o respetivo rótulo. Deste modo, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão crítica da mensagem mediática. São também desafiados a realizar um quizz, na ferramenta Kahoot, sobre alimentação saudável e visitar a exposição, no átrio da BE, com os trabalhos realizados nas aulas de Ciências.
   Para toda a comunidade escolar, a BE apresenta em destaque o fundo documental sobre esta temática, para ser requisitado, e tem ao dispor uma balança e divulga uma calculadora virtual para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), a qual poderão aceder em casa
-Calculadora online do índice de massa corporal em crianças e jovens: 
-Calculadora online do índice de massa corporal em adultos: https://www.programasaudefacil.com.br/calculadora-de-imc