sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia Mundial da Música - 1 de outubro

 No 1.º dia de outubro comemora-se o Dia Mundial da Música, celebração instituída em 1975 pelo International Music Council. Os principais objetivos são fazer com que a música chegue a todos e, através dela, promover a paz e a amizade.
Para o pré-escolar e 1.º ciclo, a Biblioteca Escolar (BE) propôs a história "Demasiado ruído", de Max Velthuijs. 
Na EB do Taralhão, todas as turmas participaram em sessões, na Biblioteca Escolar, relacionadas com esta comemoração. Falámos sobre notas musicais, tipos de música, instrumentos e muitos livros sobre e com música. Realizámos jogos interativos e tivemos a oportunidade de partilhar os nossos gostos e opiniões. 
A EB N.º 1 de Gondomar recebeu a banda da EB23 Júlio Dinis, "Old School", que fez duas sessões no polivalente. O ar de rock aqueceu e fez vibrar miúdos e graúdos, que cantaram, dançaram e tocaram instrumentos musicais imaginários, como verdadeiros fans de rock em pleno concerto. A cada tentativa de finalizar, ouvia-se repetidamente "só mais uma". Por fim, conseguiram despedir-se com a promessa que voltariam a fazer mais atuações, na EB N.º1, durante este ano letivo.
Aqui ficam algumas fotos deste dia. 


Na BE da Escola sede, podemos apreciar uma exposição de instrumentos musicais, criados com materiais reciclados, elaborados pelos alunos do 8.º ano na disciplina de Físico-Química.
Na estante das novidades, encontram em destaque livros sobre música e músicos, os quais poderão requisitar e diversos filmes musicais para ver na BE, no intervalo do almoço. Podemos ainda apreciar boa música ambiente na Biblioteca Escolar.