sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esta comemoração realiza-se anualmente a 3 de dezembro, desde 1992, por iniciativa da Organização das Nações Unidas. Em 1998 criou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Pretende-se promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar de todas as pessoas.

Na EB Júlio Dinis houve a representação, em teatro de sombras, do conto "O Vaso chinês", pelo grupo do Clube Europeu, em colaboração com a Biblioteca Escolar, seguido de debate e os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem brindaram-nos com lindos marcadores de leitura e com este vídeo muito elucidativo - clique para ver!


No âmbito da atividade "Era uma vez... por mês", a biblioteca criou recursos pedagógicos para as crianças do pré-escolar a partir do livro "Elefantes não entram", de Lisa Mantchev e Taeeun Yoo. Na EB do Taralhão, a apresentação da história foi feita pela biblioteca. Seguiu-se uma simples conversa sobre a amizade e sobre a nossa capacidade para aceitar (as diferenças) e incluir.