sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Direitos das Crianças

   Para relembrar a comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças (20 de novembro), a Biblioteca Escolar realizou a atividade “Direitos das Crianças”, com as turmas de 4.º ano das escolas EB n.º 1 de Gondomar e EB do Taralhão.
   Aproveitando a experiência e os conhecimentos dos alunos sobre o Dia do Pijama e não deixando de enfatizar a importância deste dia, passamos para a celebração mais antiga e abrangente. Começamos por fazer um jogo, em que as crianças tentam perceber o que é isso dos “Direitos”. Serão “Desejos” ou “Necessidades”? Depois de esclarecido o conceito, enumeramos alguns dos direitos das crianças, passando a refletir sobre um especial: o direito à educação. Com este objetivo, lemos quatro testemunhos e ficamos a conhecer quatro crianças, que, por razões diversas, não podem ir à escola. A partir destas histórias reais, ficamos a conhecer um pouco melhor a cultura ou a situação política e geográfica de alguns países, onde as crianças não sabem o que é aprender, não sabem o que é a rotina de levantar de manhã para ir à escola. Histórias difíceis, mas sobre as quais os nossos alunos demonstraram muito interesse.
   Ah! Foi também a oportunidade para conhecermos alguns livros: “Refugiados e migrantes”, de Ceri Roberts;  “Migrantes”, de Issa Watanabe; “O lápis mágico de Malala”, de Malala Yousafzai; e “A admirável aventura de Malala contada aos jovens”, de Maria Inês Almeida.
Materiais: aqui e aqui.