terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Evento - “Aldeia dos Direitos Humanos”

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado anualmente a 10 de dezembro, data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. 

A Biblioteca da Escola Básica Júlio Dinis realizou a atividade “Direitos Humanos”, em colaboração com o Clube Europeu da Escola, para as turmas do 8.º E, F, G e H. Esta atividade iniciou-se com a apresentação de um vídeo, que mostra a evolução dos Direitos Humanos, desde a antiguidade até aos nossos dias. Seguidamente, as alunas apresentaram o jogo “Aldeia dos Direitos Humanos”, que recriou um jogo de tabuleiro. Os alunos lançavam o dado e cada número correspondia a um Direito Humano.

Foram usados diversos recursos, tais como: leitura de excertos de textos de vários autores, sobre Solidariedade, Igualdade, Justiça e Respeito, nomeadamente O Rapaz do Pijama às Riscas; vídeo sobre o filme Mulan de Walt Disney; vídeo da música e letra dos “Xutos e Pontapés – ALLEPO”; vídeo da música e letra do cantor “JIMMY P – COMO TU” e ainda um filme sobre a Violência no Namoro de Ana Sofia Mendes, apresentado ao Concurso "Muda o Filme".

A participação dos alunos foi excelente, sempre muito empenhados e interessados, debatendo entre si, os vários artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com um extraordinário sentido de responsabilidade e humanidade, perante a consciente certeza, da necessidade de cumprimento desses direitos nos países ou regiões do mundo, onde pessoas ainda são desvalorizadas como seres humanos.

Muito obrigada aos alunos que participaram na atividade e bem hajam!
Boas leituras.