quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Centenário do nascimento de Sophia


"A vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2004) são exemplares no exato sentido que ela deu a esta palavra quando a pôs no título dos seus Contos Exemplares.
A sua obra, que tem na poesia o centro à volta do qual tudo roda, é uma das mais importantes da nossa cultura e da história dela. A sua vida livre, fundada na inteireza e na coragem, é-nos referência, motivação e permanência.
No Centenário do seu nascimento, comemorar Sophia é comemorá-la, lembrá-la em comum. E é celebrar essa funda e desassombrada exaltação da vida, essa aguda e universal consciência do mundo de que a sua poesia dá testemunho para sempre.
[...]
Celebrar Sophia no Centenário do nascimento é ouvir a sua voz dizer os poemas por onde passam o mundo e a vontade de o tornar real, nítido e justo como são as palavras em que o disse."

Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, in Manifestohttps://centenariodesophia.com/
Sophia faria esta quarta-feira, dia 6 de novembro, um século de vida!
Na nossa escola, nas aulas de Português, foi homenageada pela importância que a sua obra tem nesta disciplina.
A Biblioteca Escolar destaca o acervo que possui da autora para requisição domiciliária e a partir do próximo dia 18 apresentará a exposição "A obra de Sophia para a infância", cedida pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Aprende mais em RTP Ensina Júnior!