sábado, 23 de novembro de 2019

Comunidade de Leitores

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, no dia 22 de novembro, pelas 21:00 horas, na Biblioteca da Escola Básica Júlio Dinis, Gondomar, num ambiente muito acolhedor, preparado pela professora Patrícia de Almeida, realizou-se a Comunidade de Leitores em torno do conto Retrato de Mónica, dinamizada pelo professor Pedro Marques.
Com a presença de alunos, encarregados de educação e professores, entre os quais a Diretora do Agrupamento, a Comunidade de Leitores proporcionou a partilha viva de experiências de leitura tão diversas quão complementares do conto de Sophia. 
Partindo da ânsia de plenitude que atravessa toda a obra da autora, os participantes destacaram o valor da liberdade como imperativo para a fruição e criação da beleza do mundo e para a denúncia de todos os poderes que não permitem a construção de um tempo mais justo. 
Os diferentes retratos de Mónica pintados por alunos, funcionários e professores enriqueceram ainda mais o debate, mostrando, no fundo, que os poderes que nos seduzem e manietam assumem as mais diversas formas e os mais diversos rostos. 
E, como prometido, não faltou o Porto de Honra"...